quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Prejuízo causado pela pirataria online de filmes nos EUA não é tão grande assim


Estúdios inflaram os números

Apesar das constantes reclamações da indústria do cinema sobre o prejuízo causado pelo download de filmes via BitTorrent, novas evidências mostram que a coisa não é bem assim. Pelo menos nos EUA.
Um estudo da Universidade de Minnesota e do Wellesley College mostrou que internacionalmente existe uma correlação, mas isto ocorre mais por causa da demora no lançamento dos filmes em outras regiões.
O estudo descobriu uma queda média de 7% na receita obtida nas bilheterias causada pela pirataria. O tamanho do prejuízo aumenta dependendo da demora no lançamento dos filmes em outras regiões.
Uma possível solução para isso seria reduzir o tempo necessário para o lançamento do filme em outras regiões depois de sua estreia nos EUA.
“Nós descobrimos que quanto maior a demora no lançamento dos filmes fora dos EUA, menor é a receita obtida nas bilheterias”, diz um trecho do estudo. “É importante notar que esta relação aumentou depois que o BitTorrent ficou ainda mais popular”.
Embora cópias piratas de filmes ainda em exibição no cinema sejam disponibilizadas online poucos dias depois de sua estreia nos EUA, os pesquisadores não conseguiram encontrar nenhuma correlação entre a disponibilidade dos filmes na rede BitTorrent e a queda na receita das bilheterias norte-americanas.
“Basicamente não descobrimos muitas evidências de que a pirataria online afeta a receita das bilheterias nos EUA de forma tão agressiva como os estúdios dizem”, disseram os pesquisadores.

O estudo está disponível aqui.

toma essa SOPA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis